O bom resultado de uma cirurgia plástica não depende exclusivamente da boa técnica do cirurgião. Os tratamentos estéticos pós-cirúrgicos também são muito importantes para atingir o resultado desejado. Após os procedimentos, é essencial evitar fatores que provocam complicações e tomar alguns cuidados especiais.
Existem várias formas de cuidar do corpo após a operação para evitar a formação de cicatrizes indesejadas, fibrose, manchas, hematomas e edemas (acúmulo de líquido no tecido).
Muitas cirurgias plásticas, como a lipoaspiração, o lifting facial, a abdominoplastia e a mamoplastia são feitas por meio de um grande descolamento de pele do tecido subcutâneo — causando, assim, um edema maior. Esse inchaço deve ser evitado no pós-operatório, pois pode provocar fibrose, nódulos e irregularidades na pele.
Realizar sessões de drenagem linfática e usar malha compressiva após a cirurgia plástica são maneiras excelentes de amenizar o edema e ajudar a pele a aderir novamente ao subcutâneo mais rapidamente, obtendo melhores resultados estéticos. Além do uso de aparelhos como ultrassom e radiofrequência.